15 janeiro 2013

Um Post Sobre Animes e Mangás ^^



Os mangás basicamente são histórias em quadrinho feitas no estilo japonês.Para muita gente os mangás são algo recente, de fato a origem do mangá moderno surgiu somente no século XX. No inicio os mangás modernos tinham com seu principal público o infanto – juvenil (Mangás para adultos apareceram somente na década de 70). Mas esse não foi o primeiro suspiro dos mangás.


Acredite a historia do mangá começa no século VIII D.C em um período na história do japão conhecido como Narra. Nesse período os emakimono (rolos de pintura) uma espécie de papiro, no qual tinham pituras e textos que formavam histórias. 

Em outro período da história japonesa, conhecido como Edo os emakinonos foram substituídos por livros para ver (um livro de figuras), criando assim uma alternativa para os livros para ler. Porém o mangá não tinha o formato que possui hoje em dia, esse formato atual surgue no século XX, sobre influencia do mundo ocidental, principalmente dos EUA e Europa.

Os mangás modernos:

Mangá (em japonês Man (humor) e Gá (grafismo), sendo sua tradução para o português caricatura, desenho engraçado ou desenhos irresponsáveis) só passou a ser chamado assim no século XIX, esse termo foi criado por Katsushita Hokusai criador de Hokusai Manga (1814) uma obra que possui 15 volumes repletos de charges políticas e sociais.



Após a segunda guerra mundial (1939-1945) os mangás, começaram a sofrer um forte influencia das historias em quadrinhos, (HQs) do ocidente, o que provocou uma mudança bastante significativa na estética dos quadrinhos japoneses.

Influenciados por Max Fleischer (desenhista criador de desenhos animados baseados em historias em quadrinhos com Betty Boop, Popeye entre outros) e Walter Elias Disney (Walt Disney) , Osamu Tezuka e Shin Takarajima (criador de A Nova Ilha do Tesouro)criam características marcante dos mangás e dos animes também Olhos grandes e expressivos , cabelos espetados e arrepiados, expressões faciais exageradas, elementos metalingüísticos ,(linhas de velocidade, onomatopéias ...) . A Mushi Production é um estúdio do próprio Osamu Tezuka produz uma das primeiras séries de TV no Japão, uma das obras, de Tezuka, Astro Boy (Tetsuwan Atom).A partir dai se tornou uma coisa comum  mangás que fazem um sucesso considerável virarem Animações  para a televisão,conhecidas como Animes ou Animês ou simplesmente Desenhos japoneses . Mas não parrou por ai, o tamanho da criatividade levou eles a explorar diversos temas em suas obras. Mangakas muito influentes e famosos foram aprendizes de Osamu Tezuka com por exemplo Fujiko & Fujio, Akatsuka Fujio, Tatsuo Yoshida  entre outros.

Na Terra do sol nascente:


No Japão os mangás são primeiro publicados em revistas perecidas com listas telefônicas, nessas revistas tem capítulos de várias séries. Assim que completam mais ou menos 100-200 páginas, é publicado um volume encadernado, de uma única série. Esse volume encadernado pode ser exportado para outros países.

No Japão qualquer um ler mangá, desde crianças até idosos, desde as classes mais elevadas até as mais humildes, a diversidade de gêneros acaba por proporcionar isso, lá mangás muitas vezes são mais vendidos do de jornais.
Diferente do Brasil, onde os mangás são vendidos em bancas de revistas, no Japão normalmente os mangás são vendidos em estações de metrô.
A maneira certa de ler um mangá é de trás pra frente, muita gente acha que é só a capa que é de trás pra frente aqui uma imagem explicativa da forma correta de se ler um mangá 


A Indústria de mangás no japão:

Cerca de 40% do que é impresso no País é mangá ,segundo pesquisas no ano de 2006 os mangás geraram mais de 4 bilhões de dólares ,com cerca de 750 milhões de exemplares vendidos. A produção de Animes possui 400 estúdios que produzem mais ou menos 2 500 episódios os animes movimentam mais ou menos 1bilhão de dólares por ano.

Verde Amarelo:

A Imigração japonesa:

Na década de 60, alguns autores descendentes de japoneses, Os principais são Claudio Seto e Minami Keizi começaram a colocar influencias dos mangás em seus trabalhos para a EDREL (uma editora de revistas). No Regime Militar a editora teve alguns problemas como o governo devido a políca de censura (a editora publicava mangás eróticos, Maria Erótica é um desse mangás).



Em 1984 Osamu Tezuka visita o País e vai a uma exposição de vários artistas brasileiros, Pouco depois Osamu Tezuka conhece o brasileiro Mauricio de Sousa e se tornam grandes amigos, eles pretendiam lançar um crossover entre seus personagens em um longas  de animação, o projeto foi cancelado por que Osamu Tezuka faleceu em 1989.

Nos anos 80 foram publicados os primeiros mangás japonese eles eram lançados no estilo ocidental (da esquerda para direita isso deixava a maioria dos personagens canhotos) o primeiro mangá lançado no Brasil foi Lobo Solitário (1988) Com o lançamento de Dragon Ball (2000) os mangás começaram a vir com o estilo oriental (original, da direita para a esquerda).  

Em fim os Animes:


Os Animes chegaram por essas bandas na década de 60 os primeiros foram Homem de Aço, Oitavo Homem, Ás do Espaço, Speed Racer, Eight Man, Zoran...

Nas décadas de 60,70 e 80,os animes tinham um baixo impacto. Na extinta TV Tupi a primeira série japonesa a estreiar por aqui foi National Kid! , que algum tempo depois foi censurada pela ditadura militar (havia uma lei que proibia programas com conteúdos que tivessem heróis voadores).

O Grande Boom:


Na década de 90 foi o grande Boom (a grande explosão) de Animes no Brasil, em 1994 meu ano na extinta TV Manchete estreou Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seya), começaram a lançar brinquedos, revistas, material escolar em fim tudo o que você possa imaginar. 


Depois disso a indústria brasileira de entretenimento sofreu o grande Boom, o mercado de animes no País se expandiu rapidamente e chegaram mais animes no País, dois deles: Sailor Moon e Yu Yu Hakusho.
Depois disso o mercado de animes no Brasil nunca mais foi o mesmo e cada vez mais fãs apareciam e ficou como conhecemos hoje.Agente pegou a melhor parte

O Mundo:
Mundo a fora existem muitos artistas que se influenciam pelo estilo dos mangás:

Frank Miller (auto de Ronin um HQ que lembra um mangá),


Fred Gallagher (autor de Megatokyo) e Becky Cloonan (autor de Demo) e O'Malley (autor de Lost At Sea) entre outros, que tem os quadrinhos japoneses como uma de suas fonte de inspiração.

50 melhores mangás de todos os tempos


A Agência de Assuntos Culturais do Japão fez uma pesquisa com o povo japonês para saber quais os melhores mangás de todos os tempos.Eu sinceramente não concordo com essa lista

50. Nana
49. Dragonquest
48. Devil Man
47. Mobile Suit Gundam
46. Detective Conan
45. Emma
44. Romance of the Three Kingdoms
43. Astroboy
42. Pluto
41. Hi Izuru Tokorono Tenshi
40. Kochira Katsushika-ku Kameari Ko-en Mae Hashutsujo
39. Warau Dai Tenshi
38. Lupin The Third
37. Fruits
36. 20th Century Boys  Basket
35. Ashita no Joe
34. Sazae-san
33. Touch
32. The Tale of Genji
31. Urusei Yatsura
30. Glass Mask
29. Master Keaton
28. The Rose of Versailles
27. Vagabond
26. Banana Fish
25. Berserk
24. Ookiku Furikabutte
23. Fist of the North Star
22. Hellsing
21. Hunter X Hun
20. Ushio and Tora ter
19. Monster
18. Yu Yu Hakusho
17. Doubutsu no Oisha-san
16. Azumanga Daioh
15. Akira
14. Nodame Cantabile
13. Yotsuba&!
12. Parasyte
11. One Piece
10. Death Note
9. Mushishi
8. Nausicaä
7. Black Jack
6. Phoenix
5. Doraemon
4. Full Metal Alchemist
3. Dragon Ball
2. JoJo’s Bizarre Ad
1. Slam Dunk venture



Espero que tenham gostado desse post enorme
Até a próxima.^^


Um comentário:

Designer criado por:

Designer criado por:
Todos os direitos reservados.Plágio é crime NÃO COPIE!
Powered By Blogger

Marcadores